Estratégia FIND- Colocar os limites de forma Afirmativa e Pacífica- Exemplo Adultos

"Perdi o Controle da Turma ! "...Todos os dias, a Laura, professora do ensino básico , tem que enfrentar 28 alunos que perturbam a aula, arrastam as cadeiras, tem conversas paralelas. Não adianta ela castigar, os expulsar da sala, gritar com eles. O dia seguinte, tudo recomeça. E ela detesta recorrer á sanção, enervar-se, e perder a calma.Mas já não sabe como lecionar a materia sem ser perturbada.Está ao borde de uma crise nervosa. A Laura treinou a estratégia FIND , e desde que a aplica, sente uma grande vitória : A vitória sobre si mesma. Esta é a sequencia que ela ativa de forma quase instintiva sempre que é interrompida na sala de aula.

1- Coloca os fatos objetivamente : "te levantaste 3 vezes, ouço um barulho metallico" ( ao invés de : "Estás a fazer de propósito? Estás a incomodar!" )

2. Expressa os impactos com responsabilidade : " Os meus ouvidos doem , e perdi o foco " (ao invés de " você me  desconcentra e está a dar cabo dos meus ouvidos!" )

3. Compartilha a necessidade com honestidade : " Preciso de silencio e foco para terminar esta aula e a metéria" ( ao invés de "Preciso que se calem já, e que parem com esse barulho!" )

4. Formula o pedido com assertividade : " Eu preciso de silencio, de transmitir a todos a matéria incluindo a você.E você precisa de falar com o colega. Por isso, vai fazer 2 coisas  .1º -  Silencio 2º - Falar com o colega após  a campainha tocar. Obrigada".

Em geral, esta forma sincera e não acusatória de falar resulta em cooperação a quando a  3ª etapa, pois não se exerce oposição, resitencia, nem autoritarismo. O tratamento respeituoso do professor para com o aluno, dá o exemplo ao aluno. E a partilha da emoção pessoal e do impacto pessoal , suscitam a empatia e a cooperação da outra parte . A autoridade do professor torna-se natural e não imposta.

Ver mais exemplos : aqui 

Crédito : Ilustração Christina Ebberts - Abordagem : Inspirada da CNV, M.Rosemberg